A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) reiterou o compromisso de desenvolver ações que visem à Busca Ativa Escolar, por meio da revalidação de um acordo de cooperação técnica que envolve diversos órgãos e entidades, em especial a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
De acordo com a coordenadora estadual da Busca Ativa Escolar, Janeide Pereira Costa, com o objetivo de desenvolver ações que objetivem a busca daqueles que estão fora da escola, existe o trabalho de uma rede de apoio, na qual cada órgão possui uma competência em busca da garantia dos direitos dessas crianças e desses adolescentes. “No Estado, nós temos um avanço significativo com o retorno de várias crianças e adolescentes para a escola. Essas ações já estão ocorrendo e serão cada vez mais fortalecidas com estas parcerias”, afirma.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, lembra que entre as competências da SSP/TO estão o planejamento e a execução de políticas públicas de prevenção e combate à evasão e ao abandono escolar, investigando e elucidando atos de violência praticados contra crianças e adolescentes que se encontram fora da escola.
“Além disso, temos como papel trabalhar conjuntamente com os municípios, ao promover essa busca e participar do Comitê Gestor Estadual, contribuindo com as atividades, debates e deliberações que envolvem a busca ativa escolar”, frisa o secretário.
O acordo visa à busca ativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto Tim. O Tocantins fez adesão ao acordo em 2018 e alinhamento em 2021.
Mín. 23° Máx. 40°