Teve início nessa segunda-feira, 28, a programação da ação descentralizada que faz parte daOperação Shamar, no Capim Dourado Shopping, em Palmas. Promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, o evento tem o objetivo de sensibilizar, conscientizar, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A programação contou com diversas apresentações voltadas ao tema doAgosto Lilás. A turma do 8° período do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau- Palmas) organizou uma apresentação teatral destacando os vários tipos de violência que uma mulher pode sofrer.
Agentes da Polícia Penal mostraram como funciona a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, responsável pelo controle de agressores que cumprem medida protetiva e por ajudar a resguardar as vítimas.
Durante o evento, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância das ações e do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria em prol das mulheres. “Toda a rede de proteção à mulher vem desenvolvendo ações nos 139 municípios do nosso Estado para chamar a atenção da população. Para que venhamos ter êxito, devemos fortalecer nossas parcerias e, assim, juntos poderemos mudar o quadro histórico de violência que vem crescendo. Ações como essas são tão significativas para a sociedade, sabemos que não é fácil, mas não é impossível. Juntos, iremos conseguir”, frisou a secretária.
A delegada e diretora de Polícia do Interior, Ana Carolina Coelho, ressaltou que, durante todo o mês de agosto, a Polícia Civil está atuando no enfrentamento à violência contra a mulher. “Em alusão aoAgosto Lilás, nós intensificamos os trabalhos de divulgação e conscientização quanto ao fim da violência doméstica e a importância da denúncia para evitar que ocorra o feminicídio, por exemplo”, finalizou.
Ao final do primeiro dia do evento, mulheres representantes de instituições que fazem parte da rede de proteção à mulher se reuniram para um bate-papo, onde debateram sobre violência doméstica. Participaram da conversa a delegada titular da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Palmas (1ª Deam - Palmas), Suzana Fleury; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça na Área da Mulher do Ministério Público do Estado, Isabelle Figueiredo; a diretora de Prevenção da Violência contra a Mulher da Secretaria de Estado da Mulher, Antonia Ferreira dos Santos; a juíza Coordenadora do programa Permanente de Inclusão da Mulher na Política: + Mulher + Democracia do Tribunal Regional Eleitoral, Edssandra Barbosa da Silva Lourenço; e a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ–TO), Gizella Bezerra.
A programação se estende até esta terça-feira, 29, a partir das 14 horas, no Capim Dourado Shopping.
Mín. 26° Máx. 39°