
O Hospital Regional do Paraíso do Tocantins (HRPT) realizou nessa terça-feira, 25, o primeiro procedimento de septoplastia. A cirurgia, que corrige desvios no septo nasal e melhora significativamente a respiração do paciente, representa um marco na ampliação da oferta de procedimentos especializados no interior do estado e foi viabilizada com as ações estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
Segundo o médico otorrinolaringologista Renato Rezende,a septoplastia é uma cirurgia que transforma a qualidade de vida dos pacientes, especialmente aqueles que sofrem com dificuldades respiratórias e apneia do sono. "Poder oferecer esse tipo de atendimento em Paraíso é um ganho enorme para os pacientes, que não precisam mais se deslocar para outras cidades. Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a estrutura que conseguimos montar aqui no HRPT”.
Para o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, esse é mais um passo importante na missão de oferecer um serviço cada vez mais completo e resolutivo à população. "A septoplastia era uma demanda antiga e que agora podemos atender aqui mesmo, com segurança, qualidade e humanização. Agradecemos à equipe e à Secretaria de Estado da Saúde, que trabalhou em conjunto para que esse procedimento pudesse ser uma realidade em nossa unidade".
Morador de Centenário, Itamar Barros Cruz, pai e acompanhante do paciente Raylon Galvão Barros, de 22 anos, falou sobre o atendimento. “Meu filho está bem, fazia muito tempo que esperávamos; da última vez que foi marcado não deu certo de virmos. Agora vamos para casa, e ele está muito bem. Agradeço a todos”.
A ação integra os esforços da SES-TO para fortalecer os serviços hospitalares nas diversas regiões do estado, descentralizando atendimentos especializados e garantindo acesso mais rápido e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saúde Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
Saúde Estado de São Paulo registra primeiro caso de sarampo neste ano
Saúde Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025 Mín. 21° Máx. 29°