
A convite do Ministério Público Federal (MPF), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apresentou o Programa REDD+ Jurisdicional na Reunião do Fórum Permanente das Comunidades Quilombolas do Estado do Tocantins, realizada nesta quinta-feira, 31, no auditório do MPF em Palmas.
Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis; e a superintendente de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, detalharam sobre a execução do programa e comoa venda dos créditos de carbono com a empresa suíçaMercuria Energy Trading S/Apode beneficiar as comunidades tradicionais e quilombolas do Tocantins.
O secretário explicou que a venda de créditos de carbono é resultado de um longo processo de medidas adotadas pelo Governo do Tocantins, que resultou na redução do desmatamento em anos passados e que gerou créditos e, agora, foram comercializados. “Nós conseguimos avançar e, no dia 5 de junho, assinamos o contrato com aMercuria, que comprou os créditos passados [2016-2020] e os futuros, já reconhecidos pelo Governo Federal, e esses créditos são patrimônio nosso e vamos receber por isto. Hoje, estamos aqui para iniciar essa discussão, para saber como vocês vão querer utilizar esses recursos provenientes desta venda”, explicou o secretário Marcello Lelis.
A coordenadora das Comunidades Quilombolas do Tocantins, Maryellen Crisóstomo, enfatizou ao secretário Marcello Lelis a importância de trazer o Estado para estabelecer um diálogo de forma transparente com as comunidades, para que elas compreendam as questões relacionadas ao REDD+. “O REDD+ é uma linguagem muito técnica e, a partir da posse destas informações, a ideia é que as comunidades tenham condições de dizer de que forma querem fazer parte deste processo”, pontuou a coordenadora.
A secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, falou da preocupação em incluir as comunidades indígenas e tradicionais nas discussões dos projetos do REDD+. “A nossa luta aqui no estado do Tocantins, agora, é para que não haja nenhum projeto de construção de políticas públicas sem a participação dessas lideranças, seguindo uma recomendação do governador Wanderlei Barbosa, que trabalha fazendo uma gestão para todos”, enfatizou a secretária Narubia Werreria.
Mediada pelo procurador da República, Álvaro Manzano, a reunião contou com a presença de lideranças da coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto) e de membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Superintendência Regional de Tocantins (Incra), da Tocantins Parcerias; da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); da Defensoria Pública (DPE-TO); e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Oficinas
A superintendente Marli Santos explicou que o Estado está na fase de finalização de estudos, pactuação com comunidades, produtores rurais, povos indígenas e tradicionais, para definição dos investimentos de salvaguardas, fundamental para o processo de validação e certificação dos créditos de carbono.
A superintendente adiantou ainda que, em breve, devem ser iniciadas as oficinas com as comunidades quilombolas para entendimento do Programa REDD+ e a definição da aplicação de investimentos para estas comunidades.
O Fórum Permanente das Comunidades Quilombolas do Estado do Tocantins é um espaço de diálogo do movimento quilombola com o Ministério Público Federal e o Estado. O procurador da República, Álvaro Manzano, destacou a importância deste espaço para discutir a execução de políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas do Estado, onde já foram tratados diversos temas relacionados à saúde, à moradia, ao meio ambiente, entre outros.
A reunião também contou com a participação do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins). O gerente de Cartografia do Itertins, Caitano Pereira,destacou que foram esclarecidos os procedimentos para a regularização dos territórios quilombolas e a conjuntura dos trabalhos do Itertins para regularizar as áreas localizadas no Jalapão e Matões.
“Ainda entregamos a relação de parte das certidões de matrículas atualizadas das áreas situadas nas comunidades quilombolas na região do Jalapão, para que o MPF tenha conhecimento do trabalho realizado até aqui”, complementou o gerente.
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa
Tocantins Tocantins registra redução de 33,5% na área queimada e 43,6% nos focos de incêndio no primeiro bimestre de 2025
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Comitês das Bacias Hidrográficas do Lago de Palmas e do Rio Formoso têm nova composição para o período 2025/2028
Tocantins Governo do Tocantins lança oficialmente programa Lixão Zero e inicia processo de recuperação do solo em Juarina
Tocantins Em Gurupi, Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto "Bicho não é lixo"
Tocantins Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto ‘Bicho Não é Lixo’ em Gurupi Mín. 21° Máx. 29°