Regras gramaticais, análise sintática e morfológica, temas que permeiam o ensino da Língua Portuguesa, costumam deixar os alunos exaustos, mas na Escola de Tempo Integral (ETI) Vinícius de Moraes, localizada na Arse 72 (706 Sul), a disciplina é estudada pelos alunos do 9º ano, com entusiasmo, de forma leve e divertida. Jogos de tabuleiro, bingo, mímicas e ‘Quiz’ com torta na cara são algumas das brincadeiras realizadas na unidade com o objetivo de proporcionar um ensino dinâmico e interativo.
A professora de Língua Portuguesa Lorena Morgana Gonçalves explica que a proposta é construir aulas divertidas, utilizando jogos e atividades lúdicas e, assim, ensinar e aprender brincando. “Lançamos um desafio aos alunos do 9º ano para que eles criassem jogos e dinâmicas relacionados aos descritores da Língua Portuguesa. Estamos trabalhando assiduamente os conteúdos, realizando simulados, inclusive cronometrados, para podermos obter o melhor resultado na aprendizagem”, disse.
A educadora ainda destaca que a metodologia foi muito bem recebida pelos alunos, que se envolveram nas atividades com muito entusiasmo e criatividade. “Tivemos uma participação ativa de todos. Os alunos gostam de ser desafiados e a proposta foi exatamente essa: desafiá-los a criar jogos ou dinâmicas relacionados aos descritores. Assim colocamos em prática a teoria que tanto falamos em sala de aula”, disse a educadora.
A atividade foi desenvolvida durante toda esta semana com três turmas de 9º ano da unidade educacional. Além de estímulo ao trabalho em equipe, os estudantes exercitaram habilidades cognitivas e motoras, criando e executando diversas brincadeiras, desde jogos virtuais a atividades competitivas físicas, como amarelinhas, dentre outras.
Mín. 22° Máx. 32°