Como explica o nome, o ensino fundamental é base para as futuras formações, após a alfabetização dar os passos iniciais no processo ensino aprendizagem. Nesta fase, há duas séries cruciais por marcarem transições importantes na vida do aluno, que são o 1º e o 5º anos. Um por ser o primeiro ano de estudo após a educação infantil, e o outro por iniciar o ciclo final desta fase, antecedendo a preparação para a universidade.
É nestas duas séries da Escola de Tempo Integral (ETI) Olga Benário que trabalham e exercem sua criatividade inovadora as professoras Francisca e Eliane, por meio da qual a Secretaria Municipal da Educação (Semed) homenageia a todos os profissionais que exercem seu ofício no ensino fundamental.
Francisca Antonia dos Santos Neri é natural de Novo Alegre (TO) e veio para Palmas em 1993. Graduada em Normal Superior pela Unitins, tem pós-graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais, Tecnologia em Educação, Mídias na Educação e Educação On-line. Em 2002 conquistou o prêmio nacional Qualidade na Educação Infantil, pela Fundação Orça. Atuou como chefe da Divisão de Avaliação na Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da Semed e foi gestora escolar na Escola Municipal (EM) Professora Rosemir Fernandes. Já atuou desde o berçário II até a terceira série do ensino médio. Atualmente, é professora regente no 1° ano do ensino fundamental na ETI Olga Benário.
Ela lembra que ainda na infância brincava de dar aulas e já sonhava em ser professora. A carreira propriamente começou aos 17 anos, e a atividade na rede municipal de Palmas em 1996, na EM Marcos Freire. Em 1998, aprovada no concurso, trabalhou na EM Vinícius de Moraes e na EM Jorge Amado. Em 2005 foi aprovada em concurso para nível superior.
Francisca se diz verdadeiramente apaixonada pela oportunidade de ser e viver como professora, principalmente pela alfabetização. “Ensinar e aprender envolvem diferentes aspectos, olhares, recursos e metodologias. Eu busco estabelecer um relacionamento de confiança com os alunos, com regras e estatutos fortalecidos a cada dia”, explica. O pseudônimo Professora Poderosa foi criado por uma criança quando ela mostrou que, com seriedade e carinho, pode-se honrar todos os compromissos. Os alunos são os Pequenos Poderosos.
Embasados nessa relação, o trabalho tem como foco maior a pedagogia de projetos e a construção da identidade e autonomia da criança, tendo como meta a alfabetização, leitura, escrita e letramento. Projetos como ‘leitura com a sacola literária’, ‘habilidades sociais’ e o ‘projeto das estrelas’ objetivam formar cidadãos críticos e capazes de se desenvolver em diferentes campos de atuação. “Tento colocar leveza no processo de ensinar e aprender, utilizando fantasias de fadas, pirata ou Emília, personagem de Monteiro Lobato, nos momentos de ludicidade. Tenho uma forte parceria com a equipe escolar, minha parceira de ano/turma, a professora Priscylla Campos, com os colegas, pais e toda a comunidade escolar. Amo ser a ‘Professora Poderosa’ tanto quanto amo os meus pequeninos poderosos”, finaliza.
Quinze anos na mesma escola
Eliane Severo Pereira é natural de Santo Ângelo (RS), mas morava em Almas (TO) antes de vir para Palmas, em 2005. Cursou Normal Superior pela Unitins e tem especialização em Educação Infantil e Séries iniciais e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Trabalhou desde a pré-escola até o quinto ano, onde atua hoje na ETI Olga Benário, há 15 anos.
A vocação para o magistério também se revelou na infância, quando ela brincava de escolinha com os livros e cadernos antigos dos irmãos, e já tinha o desejo de ser professora. Aprendeu a ler sozinha aos seis anos, observando os pais ensinando os irmãos mais velhos. Em sala, Eliane afirma que gosta de inovar, principalmente com metodologias que facilitem o aprendizado e otimizem o tempo.
Entre as estratégias adotadas ela cita gincanas, gamificação e aulas apresentadas em powerpoint, recursos eficazes para engajar os alunos e facilitar o aprendizado que fica mais divertido e interativo, enquanto o conteúdo é organizado de forma clara e concisa. “Essa combinação permite que os alunos se envolvam ativamente nas atividades, até mesmo aqueles que são tímidos, por não se sentirem sozinhos ou perdidos em relação ao conteúdo. São metodologias que promovem um ambiente de aprendizagem dinâmico e eficiente”, explica.
Hoje, o sentimento é de realização, satisfação e gratidão por contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. “Encontro motivação no impacto positivo que tenho na vida dos meus alunos”.
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