A agenda do final desta última quarta-feira, 11, dos gestores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) foi na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, localizada no distrito de Taquaruçu, a 30 quilômetros da Capital. A visita à escola para o secretário, professor Fábio Chaves, e os secretários-executivos, Maria Antônia Almeida e Diogo Vinícius, foi mais uma oportunidade de conhecerin locoa realidade da unidade educacional.
Acompanhados pela diretora da escola, Virgínia Araújo Coelho, os secretários visitaram as instalações do prédio, as áreas externas onde ainda tem espaços para construção de novos ambientes, a quadra poliesportiva, o local que abriga o Projeto Veredas, a Sala de Recurso e também as salas de aulas.
Em uma das salas de aula, o professor Fábio foi surpreendido com a intervenção do aluno da 1ª série, Enzo Vinícius Mazoli, sete anos, que não perdeu tempo para falar para o gestor um pouco sobre o que gosta de fazer na escola. “Eu adoro a minha escola, gosto de estudar aqui, dos meus colegas, dos meus professores, da comida que tem aqui, gosto de tudo”, disse ele.
Questionado o que ele gostaria de mudar na sua escola, Enzo respondeu logo. “Eu amo a minha escola do jeitinho que ela é, não quero mudar nada. Sou muito feliz estudando nesta escola”, reforçou sorridente.
E este foi o sentimento observado pelos gestores na maioria dos alunos, professores e dos servidores que atuam na parte administrativa. Mas conversando com a gestora da unidade, os secretários puderam observar que algumas adaptações e melhorias precisam ser feitas na estrutura física da unidade, pois atualmente o espaço de ensino atende 470 crianças, no ensino fundamental, e para que o estudo se torne atrativo e produtivo algumas ferramentas que auxiliam na aprendizagem podem ser melhoradas.
Para a arquiteta, Jes’anny Guimarães, que acompanhou toda a visita juntamente com os secretários, o local destinado à criança deve ser preparado para promover o seu desenvolvimento global. “Temos espaços que podem ser adaptados para que os ambientes permitam a livre circulação e movimentação dos alunos. Outro ponto importante é que as escolas tenham identidade com a cultura local e façam uso das áreas abertas para atividades ao ar livre. Áreas de convivência com jardins, gramados, caminhos sensoriais, cozinhas descobertas, parquinhos de madeira e jogos criativos facilitam a aprendizagem ao mesmo tempo que conectam as crianças à natureza" citou a arquiteta, anotando todas as observações para que as modificações aconteçam.
Ao final da visita, a diretora Virginia pontuou algumas demandas aos secretários e agradeceu o encontro de trabalho. “Hoje a escola estava num dia de festa, pois várias atividades em comemoração ao Dia da Criança movimentaram toda a unidade, mas foi bem interessante os secretários estarem aqui neste momento, pois puderam sentir como a nossa unidade funciona, observar o olhar nos rostinhos das crianças e ver a alegria e o entusiasmo de todas elas. Acreditamos que podemos melhorar a cada novo dia, e juntos, comunidade escolar e gestão, a qualidade na educação ofertada aqui, pode elevar ainda mais”, pontuou a gestora.
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