

Josy Rodrigues Donato – Ascom Saúde Gurupi
Fotos: Lino Vargas
Na manhã desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início às atividades do Projeto Cuidar – Humanizando Relações,com o objetivo de promover a saúde psicoemocional dos servidores da Semus de Gurupi. Durante a abertura, foi anunciada a instalação de um ambulatório exclusivo para saúde mental dos servidores.
O auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, onde está sendo realizada a primeira etapa do projeto, foi transformado em um ambiente acolhedor, remetendo ao cuidado com a autoestima e o bem-estar dos participantes. Na cerimônia, a prefeita Josi Nunes destacou que cuidar das pessoas é o lema da gestão. “Propor estratégias para um bom relacionamento social é essencial para que a relação entre servidor e comunidade seja a melhor possível. Queremos que a comunidade seja bem atendida, mas, para isso, o servidor também precisa ser bem acolhido”, evidenciou a Prefeita.
O secretário executivo da Secretaria de Saúde, Ricardo da Silva Jesus, enfatizou que o projeto é voltado para o cuidado com o servidor e anunciou uma novidade importante: ainda este ano será instalado um ambulatório de saúde mental exclusivo para os servidores.
“Esse é um projeto de longo prazo, e o objetivo é realizar essas atividades mensalmente. Ele surgiu da escuta ativa dos nossos servidores, percebendo essa necessidade. Nossa expectativa é que, entre abril e maio, consigamos implementar um ambulatório com profissionais especializados em saúde mental, voltados exclusivamente para atender o servidor”, afirmou.
Ricardo Ribeirinha, diretor do Instituto Recriar Vida, executor do projeto, destacou que essa iniciativa representa um avanço na política pública de valorização e atenção à saúde mental dos servidores.
“São profissionais que, muitas vezes, enfrentam uma carga muito pesada no dia a dia. Quando aprendemos a cuidar de nós mesmos, isso transforma nossas relações: muda o relacionamento em casa, com os colegas de trabalho e a maneira como tratamos o outro. Esse foi o objetivo apresentado pela prefeita quando me procurou: que os profissionais da Saúde sejam cuidados, para que estejam mais fortalecidos emocionalmente e prontos para enfrentar a rotina do dia a dia. É o conceito de cuidar para cuidar”, frisou.
O treinamento acontece nesta quinta e sexta-feira (17), dividido em quatro turmas diferentes, atendidas nos períodos matutino e vespertino. A proposta é que todos os servidores da Semus participem dessa capacitação. Essa primeira etapa contou com palestras ministradas pelas psicólogas Hellen Santana e Michelle Salles. Os servidores também tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos voltados ao cuidado com a autoestima e relaxamento.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 34°