
O Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) recebeu, na terça-feira, 28, a unidade móvel da Hemorrede Tocantins para ampliar os estoques de sangue destinados às cirurgias e emergências em todo o Estado. A coleta reuniu 30 doadores, que contribuíram para a manutenção dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com a doação de 20 bolsas.
A iniciativa acontece regularmente em Paraíso, com coleta na primeira terça-feira do mês, na Feira Coberta, e na terceira terça-feira no HRPT. A próxima campanha no hospital está prevista para 18 de fevereiro, consolidando a estratégia de facilitar o acesso à doação de sangue na região.
O sangue coletado é essencial para cirurgias eletivas, atendimentos de emergência e tratamentos diversos. Cada bolsa, com até 470 ml, pode salvar até quatro vidas e segundo o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, “o engajamento da comunidade é determinante. Conscientizar a população sobre a importância da doação é essencial para manter o SUS funcionando. Esse gesto de solidariedade salva vidas todos os dias".
Rebeca Coelho, doou pela primeira vez e destacou a experiência: "saber que minha doação pode ajudar tantas pessoas é emocionante. Pretendo participar sempre!".
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário: apresentar documento oficial com foto; estar com boa saúde; ter peso acima de 50 kg; ter entre 16 e 69 anos (com consentimento dos responsáveis para menores) e estar bem alimentado no ato da doação.
Saúde Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
Saúde Estado de São Paulo registra primeiro caso de sarampo neste ano
Saúde Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025 Mín. 21° Máx. 29°