O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza encontro com Superintendentes Regionais de Educação, Dirigentes Municipais e Articuladores Regionais e Municipais de Gestão e Formação, para discutir política pública de ensino e aprendizagem para alfabetização. A programação teve início nessa quarta-feira,12, e segue nesta quinta-feira, 13, em Palmas.
O encontro tem como objetivo a pactuação das premissas do Programa, em que consolida as diretrizes para o fortalecimento da alfabetização na idade esperada.
A programação, de forma estruturada, proporciona formação, troca de experiências e alinhamento de práticas pedagógicas que irão impactar na qualidade do ensino no território do Tocantins. Constam cinco eixos em destaque como governança e gestão estratégica; formação continuada de profissionais da educação; avaliação e monitoramento dos indicadores de aprendizagem; incentivo e valorização de boas práticas pedagógicas; e material didático complementar.
Além das palestras programadas para o evento inaugural, os participantes participam de mentorias, oficinas e demais encontros, conforme estabelecido no plano formativo, numa abordagem que fortalece a atuação dos gestores, na garantia de suporte contínuo na implementação das políticas de alfabetização.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, destaca a iniciativa. “É um compromisso do Governo do Tocantins com a qualificação das lideranças para o aprimoramento das políticas educacionais, garantindo uma atuação integrada e eficaz entre os municípios”, pontuou.
As palestras em destaques da manhã desta quarta-feira, 12, trataram de temas como o regime de colaboração como força potencial na educação e a alfabetização como centro da política pública de Educação, além de falas de gestores educacionais.
A secretária Executiva de Cooperação com os municípios, da Secretaria de Estado da Educação do Ceará, Emanuelle Grace, proferiu a palestra “O Regime de Colaboração como força potencial na educação”. A palestrante destacou a importância das condicionalidades para a melhoria da educação. “Atendendo a todas as condicionalidades, podemos avançar. A partir do momento que avaliamos, é que podemos ensinar. A avaliação deve ter o objetivo de aprimorar o trabalho”, enfatizou a palestrante.
O palestrante José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, Veveu Arruda, presidente da Associação Bem Comum, proferiu a palestra “A Alfabetização como centro da política pública de Educação”. Para ele, a alfabetização vai além de se aprender a ler e a escrever. “A aquisição da língua é intuitiva, mas aprender a ler e a escrever se consegue por meio do ensino. Na alfabetização, o estudante aprende a ser alfabetizado para além de ler e escrever. Sentimentos como solidariedade, e outros comportamentos vão além da sala de aula. Temos muitas dimensões que devem ser levadas em consideração, o que depende do professor ou da professora”, concluiu Veveu Arruda.
A secretária Municipal de Educação de Porto Nacional, Joana dos Reis Neres, comentou sobre a importância da articulação. “Fortalece o trabalho com a alfabetização. Todos podemos crescer juntos, em colaboração coletiva entre Estado e municípios”, destacou Joana Neres.
A articuladora municipal do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, no município de Araguaína, Vânia Silva Araújo, comenta de sua expectativa. “Estamos otimistas em Araguaína, nossas escolas avançaram muito com o regime de colaboração. O monitoramento do trabalho é importante, pois contribuem muito para o sucesso tanto da alfabetização como para outras habilidades socioemocionais”, pontuou.
A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) pontuou sobre a promoção da educação. “O Estado está proporcionando condições às pessoas para que elas tenham educação de qualidade. Essa formação coloca o Tocantins como referência no regime de colaboração com os municípios”, finalizou.
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