
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), entregou novos equipamentos técnicos e materiais de segurança para aprimorar as ações de controle da raiva dos herbívoros realizadas em todo o estado. Os recursos na ordem de R$ 125.741,00 são provenientes da parceria com o Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro).
Os materiais foram entregues nesta sexta-feira, 21, em Palmas, aos representantes das quatro equipes de prevenção e controle da raiva dos herbívoros, formadas por médicos veterinários e fiscais. Entre os equipamentos estão: descensor, placa de ancoragem, corda semi-estática, respiradores, detector de multigases e tripé, entre outros.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou que o governador Wanderlei Barbosa reconhece a importância do trabalho realizado em prol da sanidade animal e da saúde pública. “A aquisição desses equipamentos visa melhorar a segurança dos servidores e a eficiência das operações no atendimento às demandas dos produtores rurais, para prevenção e redução da incidência da enfermidade”, pontuou.
A Agência conta com 1.094 abrigos naturais e artificiais cadastrados de morcegos hematófagos, que são monitorados regularmente pelas equipes altamente capacitadas de forma contínua. São averiguadas cavernas, árvores ocadas, cisternas abandonadas, entre outros, exigindo treinamento específico e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para a realização das atividades.
“Diante dos riscos inerentes ao trabalho em ambientes extremos e inóspitos, a disponibilidade de materiais adequados não apenas aprimora as ações de prevenção e controle da raiva, mas também assegura a integridade física dos profissionais envolvidos”, explicou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), Raydleno Tavares.
O Major Silvano Lopes, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), evidenciou a parceria na realização de treinamentos dos profissionais e a supervisão na escolha do material adequado. “É um trabalho de risco e a Adapec tem exímio conhecimento para realizar as atividades, os profissionais exercem com afinco, dedicação, garra e determinação esse serviço. Estão agora com equipamentos avançados e de última geração”, concluiu.
Ações
Para garantir a prevenção e o controle da raiva, as equipes executam vigilâncias ativas, controle da população de morcegos hematófagos da espécieDesmodus rotundus(principal transmissor da raiva na zona rural), monitoramento de abrigos, atendimento às notificações dos produtores rurais e orientações por meio de educação sanitária.
Em 2024, as equipes atenderam diretamente 966 propriedades rurais e orientaram 1.505 pessoas. Realizou, ainda, 423 ações de capturas noturnas e diurnas para o controle populacional de morcegos hematófagos, monitorou 422 abrigos naturais e artificiais, que resultaram na captura de 1.679 animais desta espécie. Além disso, foram realizadas 2,9 mil vigilâncias ativas.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°