Segunda, 21 de Abril de 2025
24°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins divulga edital de seleção de professores indígenas para elaboração de materiais didáticos

Serão disponibilizadas 48 bolsas, divididas igualmente entre as oito etnias do estado; inscrições estão abertas e seguem até 3 de abril

27/03/2025 às 20h37
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Para se inscrever, é necessário ser professor indígena, com formação ou experiência comprovada em áreas pedagógicas nas escolas indígenas - Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins
Para se inscrever, é necessário ser professor indígena, com formação ou experiência comprovada em áreas pedagógicas nas escolas indígenas - Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nesta quinta-feira, 27, oedital de seleção simplificada de professores/autores indígenas, voltado para a elaboração de materiais didáticos que serão destinados à educação escolar indígena da rede estadual. As inscrições seguem até o dia 3 de abril.

O processo seletivo está vinculado ao Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e promove o pagamento de bolsas para escritores indígenas que irão produzir um material didático específico na língua materna de cada etnia, sendo elas: Apinajé, Awa-Canoeiro, Javaé, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô-Kanela e Xerente.

Serão realizados três volumes de livros didáticos por povo, sendo o primeiro para o ensino fundamental - anos iniciais; o segundo para ensino fundamental - anos finais; e o terceiro para o ensino médio, a partir de culturas, tradições e línguas indígenas.

Para se inscrever, é necessário ser professor indígena, com formação ou experiência comprovada em áreas pedagógicas nas escolas indígenas, além de ter a capacidade de elaborar materiais didáticos para uso nas escolas e materiais pedagógicos para uso dos professores indígenas.

Os interessados devem enviar um e-mail para: depot@seduc.to.gov.br, com a seguinte documentação: RG, CPF, ficha de inscrição, ficha de auto pontuação, comprovante de escolaridade, currículo atualizado, comprovante de residência, declaração de pertencimento étnico à comunidade indígena, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; comprovante de experiência profissional pedagógica (contracheque, declaração da escola e afins).

Serão disponibilizadas 48 bolsas, divididas igualmente entre as oito etnias indígenas do estado do Tocantins. Serão pagas dez bolsas por escritor, conforme a entrega dos textos solicitados durante o ano de 2025.

Cronograma

Inscrições - de 27 de março a 3 de abril;

Homologações - 4 de abril;

Período de análise curricular e entrevistas - de 7 a 9 de abril;

Resultado parcial - 10 de abril;

Período para interposição de recursos do resultado parcial - 11 de abril;

Resultado final do processo seletivo - 15 de abril.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.