Teve início nessa segunda-feira, 8, a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, em que pessoas em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de obter a segunda via da certidão de nascimento e, com isso, o reconhecimento formal da sua existência.
A abertura oficial da ação ocorre na tarde desta terça-feira, 9. Evento está marcado para às 14 horas, no Cras Krahô (1304 Sul), em Palmas.
A iniciativa é da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e a ação no Estado é realizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tocantins (CGJUS) com a ajuda de parceiros, entre eles a Secretaria da Segurança Pública por meio do Instituto de Identificação.
O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, destacou a importância da campanha. “A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, com a emissão da certidão de nascimento, vai abrir um espaço enorme para o resgate da cidadania e possibilitará o acesso aos inúmeros benefícios que isso permite. Enquanto Secretaria da Segurança Pública, nós queremos ampliar ainda mais esse resgate, com o direcionamento desse pessoal para a emissão do documento de RG que é igualmente importante”, finalizou.
Até a próxima sexta-feira, 12, uma equipe do Instituto de Identificação estará atendendo nos Centros de Referências e Assistência Social de Palmas (Cras) para dar início ao processo de emissão da 2ª via do documento de identidade e certidão de casamento de maneira gratuita.
O atendimento será por ordem de chegada.
Mín. 27° Máx. 40°