
A Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 5 e 9 de junho, foi marcada por uma intensa agenda local e internacional, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, tendo como destaques a assinatura histórica do acordo técnico e comercial em Genebra, na Suíça, com aMercuria Energy TradingS/A para a qualificação e a certificação dos créditos de carbono.
Enquanto isto, o Tocantins foi homenageado no 1°WorkshopTécnico de Sensoriamento Remoto na Universidade de Direito da Califórnia (Ucla), Los Angeles - EUA, organizado pelo Secretariado da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). Estavam presentes no evento Brasil, México, Indonésia e Peru. OWorkshopreuniu representantes da equipe técnica das jurisdições membros da Força-Tarefa do GCF para quatro dias de intercâmbio sobre metodologias de coleta de dados de sensoriamento remoto, ferramentas geoespaciais e recursos de processamento de dados. O evento contou com a participação da analista ambiental da Semarh, Oliria Morgana Menezes.
“A Semana do Meio Ambiente foi extremamente comemorada de norte a sul do Estado. E vejo que a assinatura com aMercuria, no dia 5 de junho, define dois momentos; um momento antes deste ato e, outro momento, depois deste ato que coloca o Tocantins na vanguarda do enfrentamento da crise climática mundial. Isto demonstra o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a política ambiental”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente eRecursos Hídricos, Marcello Lelis.
Com a assinatura do acordo, aMercuria, que é uma das maiores empresas do mundo no segmento de energia e commodities, compromete-se a investir aproximadamente R$ 20 milhões em serviços técnicos para o cumprimento dos requisitos de certificação dos créditos de carbono em um padrão internacional. Outros R$ 10 a 20 milhões serão investidos no registro desses créditos, o que permitirá ao Tocantins tornar-se elegível para atuar no mercado de carbono voluntário e utilizar os seus ativos ambientais como forma de gerar recursos para investir na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do Estado.
Em outra frente, em solo tocantinense, o projetoFoco no Fogoseguiu com visitas aos municípios de Miranorte, Ponte Alta e Tocantínia, incluindo escolas, propriedades rurais e comunidades indígenas, conscientizando a população contra as queimadas ilegais e incêndios florestais. Além disso, a equipe doFoco no Fogotambém promoveu uma blitz educativa na rodovia TO-050 para alertar os motoristas sobre os riscos e os prejuízos causados pelas queimadas ilegais.
Plantio de mudas
Educação ambiental e plantio de mudas foram o foco das ações promovidas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas. No norte do Estado, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Lontra e Corda e com os municípios membros, promoveram, durante toda a semana, palestras nas escolas destacando a importância da boa gestão dos Recursos Hídricos. O comitê também realizou o plantio de mudas nativas do Cerrado para recuperação de nascentes que foram cultivadas no Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (Crads).
A mesma ação também foi promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves. Em todo o Estado, os Comitês somaram o total de 5 mil mudas plantadas para recuperação de nascentes e áreas degradadas. Já o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas levou para a Praça da Sustentabilidade instalada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues as ações desenvolvidas pelo comitê.
Entrega de kits
Somada a todas estas ações, a Semarh também entrou kits contendo umfotobooksobre a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável e uma muda nativa do Cerrado, com uma carta assinada pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo secretário Marcello Lelis a diversas autoridades e profissionais da imprensa. A proposta foi demonstrar, por meio deste gesto, o compromisso do Governo do Tocantins com a agenda ambiental, buscando cada vez mais o engajamento dos diversos atores em prol das ações do REDD+, tendo em vista a necessidade de conservação da vegetação nativa para evitar as emissões dos gases do efeito estufa.
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa
Tocantins Tocantins registra redução de 33,5% na área queimada e 43,6% nos focos de incêndio no primeiro bimestre de 2025
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Comitês das Bacias Hidrográficas do Lago de Palmas e do Rio Formoso têm nova composição para o período 2025/2028
Tocantins Governo do Tocantins lança oficialmente programa Lixão Zero e inicia processo de recuperação do solo em Juarina
Tocantins Em Gurupi, Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto "Bicho não é lixo"
Tocantins Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto ‘Bicho Não é Lixo’ em Gurupi Mín. 21° Máx. 29°