Quarta, 03 de Setembro de 2025
35°

Tempo limpo

Palmas, TO

Meio Ambiente Tocantins

Projeto Foco no Fogo chega às escolas com ações de educação ambiental contra queimadas

Iniciado no final de maio, projeto Foco no Fogo já percorreu 24 municípios levando conscientização sobre as queimadas ilegais

26/06/2023 às 16h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Cartilha educativa sobre prevenção às queimadas foi desenvolvida especialmente para ações nas escolas - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
Cartilha educativa sobre prevenção às queimadas foi desenvolvida especialmente para ações nas escolas - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

O projetoFoco no Fogo, desenvolvido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelos demais parceiros, iniciou o trabalho de palestras às unidades de ensino para conscientizar os alunos sobre os riscos e os prejuízos das queimadas e dos incêndios ilegais, além de cumprir a agenda oficial de visitas aos municípios. Desde o início das ações em 23 de maio, o projeto já visitou 24 cidades, incluindo as escolas da rede municipal e estadual.

O Colégio Estadual Batista de Tocantínia foi palco de uma dessas visitas. Além de promover a educação ambiental, por meio de orientação e sensibilização, a equipe propôs alternativas de práticas sustentáveis, como o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e informou sobre como proceder nos casos de incêndios.

A professora de Biologia do colégio, Luana Melo, esteve presente durante a palestra, acompanhando os alunos, e comentou a importância de trazer assuntos da comunidade para dentro da escola. “É uma forma de educá-los sobre a preservação e cuidado com os recursos naturais, estendendo as informações a toda a comunidade. Nós trabalhamos a educação ambiental durante o ano, porém essa palestra, em parceria com diversas instituições, é bastante significativa, pois engaja toda a comunidade”, expôs a professora.

Os alunos receberam com muita atenção as informações levadas pelo Comitê do Fogo. O material interativo, com fotos e vídeos, além de cartilhas educativas que demonstraram a importância da ação efetiva da comunidade no combate aos incêndios. O aluno do Colégio Estadual Batista, João Pedro Ferreira, pontuou sobre os materiais expostos na palestra. “Eles trouxeram vídeos demonstrativos que nos alertaram sobre os perigos causados pelo fogo. Dessa forma, a gente entendeu quais são os malefícios para nossa fauna e flora por conta das queimadas”, contou João.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou que o tempo seco e as chuvas escassas ameaçam as áreas de preservação ambiental, que são atingidas com queimadas intensas que prejudicam a fauna, a flora e também a saúde da população devido à piora da qualidade do ar. “As escolas são um dos locais mais importantes para despertarmos a conscientização sobre este tema, por isso, o Projeto tem atuado levando palestras constantes, como a realizada na última semana, no município de Tocantínia”, acrescentou.

Foco no Fogo em Ananás

O projeto Foco no Fogo esteve presente no 1° Fórum Municipal e Universitário de Prevenção, Combate aos Incêndios Florestais, Controle de Queimadas e Reflorestamento, que aconteceu nos dias 22 e 23 de junho. Na oportunidade, a gerente de Educação Ambiental, Thays Marinho, representou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacando as ações do projeto, que vem percorrendo diversas regiões do Estado.

Foco no Fogo

As equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e instituições que compõem o Comitê do Fogo seguem com as visitas e ações preventivas do projeto Foco no Fogo nesta semana. As cidades da rota são: Chapada de Areia, Novo Acordo, Silvanópolis, onde ocorrerá também palestra nas escolas.

Durante a semana, as equipes seguem ainda para Crixás e finalizam a semana em Palmas na Blitz educativa com a Polícia Rodoviária Federal.

Projeto

OFoco no Fogo, lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos causados pelas queimadas ilegais, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. Essa ação é uma iniciativa da Semarh, que conta com a adesão de instituições membros do Comitê do Fogo.

A equipe de trabalho conta com a conjunção de esforços do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), da Defesa Civil do Tocantins, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-Prevfogo), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), do Exército Brasileiro e da Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 37°

Qui 38°C 25°C
Sex 41°C 27°C
Sáb 40°C 28°C
Dom 40°C 28°C
Seg 38°C 31°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes