
Uma das datas mais importantes do nosso país é o Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro. É marcado, tradicionalmente, como um momento em que as famílias brasileiras se vestem com as cores do Brasil e se reúnem em um centro histórico de grande representação cultural na cidade para celebrar esse dia grandioso da história nacional. Além de triunfo histórico, o grito da independência também promove o turismo em várias regiões do país.
“Nessa semana em que celebramos o Dia da Independência do Brasil, é importante mergulhar na história do país e mostrar como o nosso turismo cívico é importante. Além de ser a nossa herança, também fortalecemos os destinos nacionais, trazendo visitantes para explorar os marcos históricos e culturais de nossa nação”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Incentivar o turismo cívico é uma das prioridades da atual gestão do MTur. A Pasta desenvolve um projeto para estimular esse segmento começando pela capital federal. O objetivo é fechar parcerias com companhias aéreas e rede hoteleira para ofertar preços mais acessíveis e atrair turistas para Brasília. "Muitos brasileiros ainda não conhecem a capital do Brasil, que reúne inúmeros atrativos históricos, culturais, naturais. Nossa ideia é aproveitar os finais de semana, quando há uma menor procura pela cidade, para criarmos alternativas mais acessíveis e estimularmos esse segmento turístico", explicou o ministro Celso Sabino.
A Agência de Notícias do Turismo preparou uma lista de opções com desfiles que vão fazer você mergulhar no turismo cívico brasileiro. Já prepara sua bandeira do Brasil e deixe a letra do hino nacional na ponta da língua porque tem opções em vários cantos do Brasil!
BRASÍLIA– Desembarcando na capital federal, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica brasileira aterrissaram helicópteros, aeronaves, embarcações, tanques de guerra, viaturas históricas, artilharia de defesa antiaérea, radares, simuladores de voos e maquetes para a grande festa de celebração na Esplanada.
Esse ano, o tradicional desfile foi montado com uma super estrutura de exposição aberta para o público, a fim de receber visitantes curiosos pelo universo das Forças Armadas.
Na exposição é possível ter acesso a nove toldos com material de tecnologia usado no controle do espaço aéreo, material de área de segurança, defesa e espacial, como veículos lançadores, além de satélites, simuladores de voo e área destinada ao público infantil. O visitante pode viajar no tempo e voar pela história de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, em uma exposição que homenageia os 150 anos de nascimento do Pai da Aviação.
Se você vai à Esplanada no dia 7 de setembro não pode perder o famoso desfile que, esse ano, conta com um novo tema e espera receber 30 mil pessoas. A abertura será realizada pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência, e o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília, que executarão o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.
Contando com quatro eixos temáticos, o desfile apresenta o seguinte tema: “Paz e Soberania” - composto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz das Nações Unidas (ONU) e integrantes de associações que cultuam a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB); “Ciência e Tecnologia” - com alunos dos Institutos Militar de Engenharia, Tecnológico da Aeronáutica e engenheiros militares da Marinha do Brasil; “Saúde e Vacinação” - representado por integrantes de saúde das três Forças, além do “Zé Gotinha”; e “Defesa da Amazônia” - com militares do Exército Brasileiro, entre eles, soldados de origem indígena, no Amazonas.
SÃO PAULO– Com a expectativa de receber mais de 30 mil pessoas, o Dia da Independência em São Jose dos Campos (SP) promove um desfile com 34 grupos que vão desfilar pela rua 15 de novembro. A celebração contará com 8 mil participantes, entre militares, civis, estudantes e membros de entidades e órgãos públicos. Além de igrejas, repartições municipais e grupos de escoteiros, cavaleiros e dançarinos da música japonesa, estarão presentes no desfile as seguintes representações: DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), Tiro de Guerra, Fundhas, Cephas, Senai, Sesi, Urbam, Cruz Vermelha, CTG (Centro de Tradições Gaúchas), Jipeiros e Jeep Clube, Clube dos Motociclistas e Sociedade Vale-Paraibana de Cães Pastores-Alemães.
RIO DE JANEIRO– Com uma grande exposição a céu aberto, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) se reúnem, na quinta-feira (7/9), com uma proposta de parada diferente, intitulada de: Parada 7 – A Parada da Arte, um cortejo-parada entre a Cinelândia e a Praça Tiradentes. A celebração contará com artistas plásticos, músicos, atores, dançarinos, poetas e demais artistas, que levarão para a rua arte e canto pela democracia.
FLORIANÓPOLIS– A ilha da magia também promove um grande desfile cívico militar pela Avenida Beira-Mar continental, com a presença de escolas da rede pública, além de crianças do projeto Bairro Educador e todas as forças de segurança envolvidas. No dia 06 de setembro, a partir das 7h da manhã, também ocorre uma interdição parcial da Beira-Mar Continental para montagem das estruturas. Ela dura até a conclusão da montagem, mas nesse dia o trânsito não será interrompido.
Outras cidades como: Vitória de Santo Antão (PE), Morada Nova (CE), Jaquaré (ES), Itaquaí (RJ), Irati (PR), Monte Alegre de Sergipe (SE), Mulungu (CE), Itaguaí (RJ) também receberão o desfile. No Calendário de Eventos do MTur é possível acessar os desfiles que aconteceram pelo Brasil durante a semana da independência. Basta adicionar o filtro: “Social/Cívico/Histórico” na página, que aparecerão as principais cidades com eventos durante essa semana. Clique AQUI e acesse.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Tocantins Tocantins celebra a Semana Santa com fé, cultura e tradição
Tocantins Em São Paulo, Governo do Tocantins participa da WTM Latin America 2025 com foco na promoção turística e ampliação da conectividade aérea
Tocantins Com projeto Turismo na Estrada, Governo do Tocantins capacita gestores municipais sobre ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Palmas sediará evento esportivo internacional de vôlei adaptado à melhor idade
Tocantins Prazo para inscrição no curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental é prorrogado até 24 de abril
Tocantins Promovido pelo Governo do Tocantins, projeto Turismo na Estrada chega à região de Serras e Lago
Tocantins Governo do Tocantins impulsiona economia em regiões turísticas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
Tocantins Governo do Tocantins alerta sobre fim do prazo para inscrição no curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental
Tocantins Parceria entre Governo do Tocantins e UFT oferta 40 vagas para curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental, em São Félix Mín. 21° Máx. 29°